Núcleos e Laboratórios

Núcleo de Psicologia Comunitária – NUCOM

Núcleo de ensino, pesquisa e extensão que visa à construção do sujeito comunitário, através do fortalecimento da identidade individual e social. Busca, também, a formação e profissionalização do estudante e o aprofundamento e sistematização da Psicologia Comunitária.

Contatos:

Site: www.nucom.ufc.br

Página no Facebook: facebook.com/nucom.ufc

E-mail: nucomufc@yahoo.com.br

Telefone: (85) 3366-7729

 

Laboratório Cearense de Psicometria – LACEP

Coordenado pelo Professor Walberto Santos, o LACEP tem como principal objetivo desenvolver pesquisas básicas e aplicadas no âmbito da Psicologia. Especificamente, pretende efetivar suas ações em pelo menos três eixos: Construção e Adaptação de Instrumentos, atividade que constitui a espinha dorsal de seus projetos na graduação; Práticas de Pesquisa, que visa apoiar e desenvolver pesquisas básicas ou aplicadas; Ensino e Treinamento, cujo propósito reside na utilização de sua estrutura para o ensino e treinamento de pessoal (professores, alunos e comunidade interessada). Estas ações se desenvolvem por meio de grupos de estudo, programas de treinamento e práticas de pesquisa no campo da Psicologia, com o suporte de distintos pacotes (softwares) estatísticos. Desde a sua criação, em junho de 2010, o LACEP tem contribuído para formação acadêmica dos alunos e, ao mesmo tempo, fomentado o desenvolvimento de atividades de ensino e pesquisa que se conectam diretamente às ações de extensão.

Contatos:

Site: www.lacep.ufc.br

Página no Facebook: facebook.com/lacepsi

Telefone: (85) 3366-7724

 

Laboratório de Estudos em Análise do Comportamento – LEAC

Projeto de extensão que desenvolve atividades de investigação, análise e intervenção comportamental em diferentes contextos. O laboratório também desenvolve pesquisas de natureza básica, conceitual e aplicada.

Contatos:

Página no Facebook: facebook.com/LeacPsicologia

 

Núcleo de Avaliação Psicológica em Saúde – NapsiS

Fundado em 2015, o núcleo tem atividades de pesquisa, ensino e extensão.  Seus principais temas de pesquisa envolvem a Psicologia Cognitivo-Comportamental e Positiva, Avaliação psicológica, relações parentais, vinculação afetiva e desenvolvimento afetivo e social.

Contatos:

Página no Facebook: facebook.com/NapsiS–1712751305625179

 

Núcleo de Estudos sobre Drogas – NUCED

O NUCED foi criado pela Profa. Fátima Sena em 2004. Desde lá, atua de forma intensa, promovendo cursos, seminários, grupos de estudos e oficinas, além de pesquisas e ações de Redução de Danos a mais diversas, mantendo atuação conjunta com diversas organizações e equipamentos sociais públicos no Estado do Ceará. Dedicamo-nos, ao mesmo tempo, tanto a proporcionar uma formação mais adequada aos estudantes de Psicologia no que se refere ao uso de drogas lícitas e ilícitas, quanto, a nos inserirmos no campo da saúde com ações de cuidado que sejam eficazes. Portanto, não separamos ações formativas das ações extensionistas, unindo, no campo acadêmico, teoria e prática. Esse é um dos pilares do NUCED de que não renunciamos nesses anos de sua existência. Estamos construindo um Núcleo que seja reconhecido como um serviço acadêmico de aproximação e aglutinação de quem trabalha com o tema “drogas” em nosso Estado, reconhecendo a complexidade deste fenômeno multifacetado. Aliamo-nos aos que trabalham na perspectiva da redução de danos com o objetivo de contribuir com o cuidado de pessoas que não podem ou não desejam parar de usar drogas. Desenvolvemos atividades de ensino, extensão e pesquisa.

Contatos:

Blog: nuced.blogspot.com.br

Página no Facebook: facebook.com/nucedufc

E-mail: nucedufc@gmail.com

 

Núcleo Cearense de Estudos e Pesquisa sobre a Criança – NUCEPEC

Coordenado pela Profª. Andréa Cordeiro, o NUCEPEC foi criado em 02/08/1984. Tem se voltado a construir, ao longo de sua história, um olhar e uma ação diferenciados para crianças, adolescentes e juventudes, em seus desdobramentos. Atua na defesa e promoção dos direitos de crianças e adolescentes e contribui para a construção da cidadania, a partir do compromisso social da Universidade. O NUCEPEC tem por princípios: a defesa da vida e da cidadania; o compromisso com a transformação da sociedade, rumo à justiça e à solidariedade; a visão da criança e do adolescente como agentes da sua própria história e a valorização da identidade pessoal e da autonomia, através da construção coletiva. Desenvolve continuame nte atividades de formação e grupos de estudo, pesquisas diversas, participação em fóruns de atuação política e se articula em seus projetos de extensão: Novas Cores, Acervo do NUCEPEC, Cine NUCEPEC e Liga de Direitos Humanos.

Contatos:

Site: www.nucepec.ufc.br

Página no Facebook: facebook.com/nucepec

E-mail: nucepec@yahoo.com.br

Telefone: (85) 3366-7730

 

Núcleo de Psicologia do Trabalho – NUTRA

Programa de extensão da Universidade Federal do Ceará que tem como objetivo, desde sua criação, viabilizar um espaço para pesquisa e extensão, além de propiciar novas alternativas de ensino que viessem a complementar a perspectiva de formação na área de Psicologia Social do Trabalho. Criado formalmente em setembro de 1994, o NUTRA tem atuado como um canal de comunicação com a sociedade, contribuindo através de seus estudos, pesquisas e intervenções para a formação de alunos e profissionais em Psicologia Social do Trabalho, suscitando discussões a respeito das questões sócio-laborais que se estabelecem na realidade atual.

Contatos:

Blog: vidanotrabalhoufc.blogspot.com.br

Página no Facebook: facebook.com/nutra20anos/

 

Grupo de Pesquisas e Intervenções sobre Violência, Exclusão Social e Subjetivação – VIESES

Fundado em 2015, realiza atividades de pesquisa, extensão e ensino que buscam operar como dispositivos de problematização dos modos de subjetivação em suas conexões com expressões de violência e in/exclusão social na contemporaneidade, a partir de  ferramentas teórico-metodológicas ligadas ao campo da psicologia social e a estudos pós-estruturalistas, com a participação de estudantes de graduação e de pós-graduação. Apresenta os seguintes eixos de pesquisa e intervenção: 1 ) Violência e modos de subjetivação infantojuvenis na contemporaneidade; 2) Políticas Públicas, Direitos Humanos e Práticas Sociais e Institucionais; 3) Pesquisa-Intervenção e Cartografia: micropolítica e produção de subjetividades em contextos de in/exclusão social.

 

Laboratório de Psicanálise

O Laboratório de Psicanálise da UFC promove, desde sua fundação em 1998, atividades que integram o tripé Ensino-Pesquisa-Extensão. Coordenado pela Prof.ª Laéria Fontenele, o Projeto de Extensão realiza atividades de caráter teórico-prático nos âmbitos científico, cultural e clínico, visando a transmissão e a difusão da Psicanálise, bem como intervenções no campo da saúde. Em sua trajetória, até o final de 2016, beneficiou em torno de 28.000 pessoas por meio de diversificadas ações: Grupos de Estudo; Conferências, Seminários e Palestras; Grupos de Trabalho e de Pesquisa; Colóquio Internacional, Congresso Nacional e Encontro de Psicanálise da UFC; atividades do Projeto Cine Freud, Cultura e Arte. O público-alvo é constituído por alunos e professores de Graduação e de Pós-Graduação da UFC, da área de Psicologia, como também de outras IES, expandindo-se à Comunidade geral. Tem como parceiros o Programa de Pós-Graduação em Psicologia, a Pró-Reitoria de Extensão e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, dentre outras instituições de caráter científico.

Contatos:

Site: www.laboratoriodepsicanalise.ufc.br

Página no Facebook: facebook.com/labpsicanaliseufc

E-mail: ufcfreud@terra.com.br

Telefone: (85) 3366-7727

 

Laboratório de Pesquisa em Psicologia Ambiental – LOCUS

Contatos:

Site: www.locus.ufc.br

 

Laboratório de Psicologia em Subjetividade e Sociedade – LAPSUS

Desenvolve atividades de Pesquisa e de Extensão em Psicologia, e em suas interfaces com campos afins, visando refletir os diversos aspectos que afetam as subjetividades contemporâneas, envolvendo temas  tais como Mídia; Novas Tecnologias; Ética; Temporalidade; Consumo; Biopolítica. O Lapsus tem como base teórico-metodológica o referencial crítico e sociocultural; Estudos Pós-estruturalistas; Teoria Crítica; Psicologia Discursiva.

Contatos:

Site: www.lapsus.ufc.br

 

Laboratório de Relações Interpessoais – L’ABRI

Criado em 2014, e coordenado pelas professoras Susana Kramer e Cinthia Cavalcante, o L’ABRI discute demandas e propõe ações e estudos no campo das relações interpessoais. As ações, orientadas pelo eixo Vínculo e Saúde Mental, seguem um plano multiplicador de temas, gerado a partir da avaliação das atividades. São temas: Cuidado, Pertencimento, Vínculo e Prevenção, Vínculo e Diagnóstico, Vínculo e Cultura, Família e Psicodrama. Para garantir parcerias nas ações, realiza, para cada temática proposta: evento(s) interno(s) para a manifestação dos interesses; evento(s) público(s) para a apresentação do tema à comunidade externa; evento(s) grupal(is) para a formulação de ações específicas. Além disso, é princípio do L’ABRI atentar aos relacionamentos entre os participantes, refletindo sobre: ética de convivência; responsabilidades/participação; funcionamento/gestão – através de dinâmicas de autocuidado; reuniões dos membros com pauta aberta; acampamentos de convivência, reflexão e planejamento.

Contatos:

Página no Facebook: facebook.com/labriufc

E-mail: labriufc@gmail.com

Telefone: (85) 3366-7722

 

Círculo de Pesquisas sobre Lógica e Epistemologia das Psicologias – CPLEP

Foi criado em 2000 para tratar de temas relativos à lógica e à epistemologia das Psicologias. Enfatiza-se inicialmente o fieri teórico interno das ciências aludidas; somente depois disso, a perspectiva epistemológica externa pode ser considerada. Trata-se de requisito indispensável para se “dizer o que seja que for de válido sobre a natureza dos princípios, noções ou métodos” considerados (PIAGET, 1980, p. 62). Ao longo destes 16 anos de existência e atuação, o CPLEP vem realizando tais objetivos mediante projetos de ensino e pesquisas que concernem a três campos do conhecimento: (1) Psicanálise (Freud e Lacan); (2) Psicologia Analítica (Jung); (3) Fenomenologia (Husserl).

Contatos:

 

Laboratório de Estudos em Psicoterapia Fenomenologia e Sociedade – LAPFES

Coordenado pela professora Dra. Jurema Barros Dantas, o LAPFES (Laboratório vinculado ao Diretório de Pesquisa Psicoterapia, Fenomenologia e Sociedade/ CNPq) surge da necessidade de um aprofundamento metodológico no saber das diversas possibilidades do existir humano, de sua vivência e subjetividade, promovendo trocas significativas entre pesquisadores, docentes e alunos de diferentes áreas e diferentes instituições. Desse modo, o LAPFES se constitui enquanto um espaço de troca de conhecimentos, aliando os conhecimentos produzidos na academia aos diversos contextos de atuação do futuro profissional de Psicologia. O LAPFES por meio de grupos de estudos e pesquisas e, sobretudo, ações de extensão envolvendo diversas instituições parceiras, pretende aproximar o discente da realidade sócio histórica em que se insere; fomentar o compartilhar de experiências a partir de ações com a comunidade e, acima de tudo, promover o debate e a reflexão sobre as novas demandas e possibilidade de atuação do psicólogo a fim de contribuir para uma práxis crítica e atuante socialmente. Os estudos do laboratório envolvem a relação das questões clínicas em suas diferentes modalidades com cenários psicossociais buscando ampliar as discussões em torno dos modos de subjetividade contemporâneos. Para tanto, destaca-se como temas de interlocução do laboratório: sofrimento psíquico, saúde mental, práticas de cuidado e políticas públicas de saúde.

Contatos:

Site: http://www.lapfes.ufc.br

Página no Facebook: https://www.facebook.com/lapfesufc/

E-mail: lapfesufc@gmail.com

Telefone: (85) 3366-7898